Home Blog
14º ODS: Vida na água
14º ODS: Vida na água

Aproximadamente 71% da superfície da Terra é coberta por água. É o elemento fundamental para o surgimento e existência da vida, o que torna nosso planeta único no sistema solar. Oceanos e mares são responsáveis por garantir que a Terra seja um lugar habitável e, portanto, garantir a preservação da vida na água é vital para a humanidade.

 

O 14º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas está diretamente relacionado ao anterior, pois os oceanos são responsáveis por contrabalancear a mudança climática global. Vida na água!

 

Além de toda a beleza natural proporcionada pela abundância de água na Terra, sua existência tem um motivo específico e fundamental: a manutenção da vida. Plantas marinhas, algas e cianobactérias também são responsáveis pela produção de oxigênio. Elas foram e ainda são, em parte, responsáveis por bombear esse elemento fundamental para nossa respiração. 

 

Mudanças!

 

As metas que cercam o 14º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas são urgentes, pois a situação atual é preocupante. De acordo com a Plataforma 2030, cerca de 40% dos oceanos ao redor do mundo estão sendo afetados diretamente e de forma incisiva por atividades humanas, como poluição e pesca predatória. Tais impactos, em grande parte motivados pela ganância, resultam principalmente na perda de habitat e na introdução de espécies invasoras em outros ambientes.

 

Como relatado pela organização não governamental Greenpeace, os oceanos foram responsáveis por absorver grande parte de toda a poluição por carbono que os humanos produziram nos últimos dois séculos. No entanto, a situação continua alarmante, pois a acidificação dos oceanos e a temperatura média da água continuam a aumentar em comparação com os níveis pré-industriais. Os sistemas naturais têm limitações para absorver todo o carbono excedente produzido pela indústria.

 

É importante ressaltar que a poluição por gases de efeito estufa não é o único problema a ser combatido. Isso porque aproximadamente 13 milhões de unidades de lixo plástico são encontradas em cada quilômetro quadrado do oceano, segundo a Plataforma 2030. O problema abrange os mares em todo o mundo.

 

O lema “Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável” foi pensado pelas Nações Unidas para garantir o gerenciamento e a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros.

Outras matérias relacionados
Giro ABAV: Manaus
Ler mais
O valor do Agente de Viagens
Ler mais
Giro ABAV: São Luís
Ler mais