Home
Sobre nós
Sobre

Sob os efeitos do pós-guerra e de mudanças sociais e econômicas no Brasil, a ABAV foi criada em 28 de dezembro de 1953, por força da iniciativa de representantes de quinze agências de viagens. A formalização da entidade se deu no Rio de Janeiro, à época capital do país.

Hoje, a ABAV é a entidade mais representativa do turismo brasileiro. Sua credibilidade e força, junto a todos os elos que compõem a dinâmica cadeia produtiva do Setor, resultam de atividades intensas – empreendidas em todos estes anos de atuação. O Sistema ABAV é composto por empresas de diversos segmentos de atuação, de agências de viagens corporativas, operadoras de turismo ao pequeno agente de viagens, representando 80% das vendas de pacotes turísticos do Brasil.

Desde a sua constituição, a ABAV norteou e liderou ações que contribuem com o desenvolvimento do Turismo nacional; superando dogmas; vencendo desafios e consolidando avanços.

Com a criação do Ministério do Turismo, em janeiro de 2003, a ABAV passou a integrar o Conselho Nacional de Turismo, renovando sua condição de pólo catalisador dos diferentes segmentos e nichos de mercado.

Porta-voz dos interesses das agências de viagens associadas, a ABAV investe na constante inovação e reciclagem de formas de gestão através da educação dos profissionais, dos dirigentes e colaboradores que representa. Criou em 1986 o Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, o ICCABAV com o propósito de ofertar cursos em diversas áreas do conhecimento totalmente gratuitos, em versões on-line e presencial, alguns disponíveis virtualmente no canal do YouTube da ABAV Nacional, ampliando ainda mais o acesso ao conhecimento que promove.

Contemporaneidade é a marca registrada que o retrospecto associativo confere à entidade, distinguida por sua força de reação, no sentido da superação: do agir com firmeza de propósito e de reagir com prontidão às adversidades.

Nossas ações inspiram credibilidade, respeito e capacidade de mudanças.

Comprometidos com nossa missão, estamos atentos aos movimentos do mercado, das tecnologias e do comportamento dos consumidores e entregamos a estes as soluções mais adequadas.