Home Blog
A Saúde e bem-estar
A Saúde e bem-estar

O terceiro ODS da ONU é dedicado a promover a saúde e o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades.

Ele trabalha com várias áreas da saúde simultaneamente, desde a redução da mortalidade infantil e materna, até o combate às doenças transmissíveis e a melhoria do acesso aos serviços de saúde. Através deste ODS, existe a busca por condições propícias para uma vida saudável, além da promoção da igualdade de acesso aos cuidados de saúde, tornando-se uma base fundamental para o desenvolvimento sustentável do mundo.

O foco de preocupação global atual tem relação ao número de mortes evitáveis, que está presente por exemplo em mortalidade materna, neonatal e prematura, que poderiam ser prevenidas por ações efetivas de serviços de saúde ou políticas públicas. Vale ressaltar que segundo as Nações Unidas, o mundo vem registrando melhoras significativas, desde 1990, como a redução de 45% na mortalidade materna e a redução de 50% na mortalidade de crianças por doenças infecciosas, como HIV e Malária. Ainda assim, anualmente mais de 6 milhões de crianças continuam a falecer antes de completar o 5º aniversário.

Além disso, nos últimos anos, doenças como diabetes e hipertensão se tornaram causa de 63% das mortes globais. E é por isso que políticas públicas que visem inspirar as pessoas por modos de vida mais saudáveis e acesso a serviços de saúde com qualidade são essenciais.

Mais uma vez o Brasil é uma referência nesse quesito, apesar dos seus problemas o SUS é um modelo de acesso a serviços de saúde para diversos países. Alguns números do alcance do SUS em nosso país:

  • Mais de 1,4 bilhões de consultas médicas realizadas por ano.
  • Atendimento de mais de 16,4 milhões de pacientes para tratamento de hipertensão, diabetes ou asma com remédios gratuitos.
  • Realização de mais de 90% das vacinações no Brasil.

Esses dados demonstram a abrangência e a importância do SUS na promoção da saúde e no bem-estar da população brasileira, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, com igualdade de acesso aos serviços de saúde e uma melhor qualidade de vida para todos os seus cidadãos.

Ainda assim, existem diversos problemas a serem resolvidos, é fundamental cobrar por melhorias e lutar por um acesso mais amplo.

O futuro conta com a gente!

 

Fontes: ONU, UNESCO e Governo Federal

Outras matérias relacionados
Giro ABAV: Malta
Ler mais
Giro ABAV: Cabo Frio
Ler mais
Giro ABAV: Joinville
Ler mais