Home Blog
ABAV Talks apresenta o Painel ‘Resenha com Elas’
ABAV Talks apresenta o Painel ‘Resenha com Elas’

Pelo segundo ano consecutivo, a ABAV Expo realizou o Painel ‘Resenha com Elas’. Nele, cinco mulheres poderosas dividiram suas experiências profissionais e os desafios que enfrentam ao exercerem seus cargos de liderança. Estiveram presentes Magda Nassar, primeira presidente mulher da ABAV Nacional, Natalia Pisoni, coordenadora do Turismo da Argentina (INPROTUR), Heloisa Aguiar, Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, Daniela Maia, Secretaria de Turismo da cidade do Rio de Janeiro e Adriana Homem de Carvalho, assessora do  Sistema  Fecomércio RJ.

 

Magda abriu a roda de conversa reforçando o quanto é importante as instituições darem espaços para as lideranças femininas. Ela também contou que é sempre questionada por ser uma das poucas mulheres líderes no setor, e explicou que o empoderamento feminino demora para acontecer.

 

“O nosso painel ‘Resenha com Elas’ está na segunda edição e ele vai durar para sempre, mesmo após a minha saída da presidência. A falta de liderança feminina vem junto com as inseguranças. Não é fácil liderar em um meio tão machista, um ambiente com risadinhas piadas e hostilidade. Quando a gente fala de mulheres no poder, a gente tem que ter certeza de quem nós somos, o que fazemos e aonde nós queremos chegar. Nesses quatro anos e meio, entregamos mudanças importantes que merecem o reconhecimento da categoria”.

 

Muito emocionada, Adriana Homem de Carvalho relembrou suas origens e o fato de sua família ter influenciado seus caminhos no turismo. Eu Já nasci no turismo, porque meu bisavô fundou Canela, no Rio Grande do Sul, e minha bisavó era dona de um hotel. Já a minha mãe foi da primeira turma de turismólogos do Rio de Janeiro. Assim, eu comecei a trabalhar com turismo aos 14 anos. Estudei administração na UFRJ e com 21 anos, montei a minha empresa de eventos. Sou professora universitária e tenho muito orgulho. Pra mim, sucesso é formar o nosso sucessor. Tenho muito orgulho da minha história e das mulheres da minha família. Elas já morreram, mas me inspiram até hoje”.

 

Natalia Pisoni, que atualmente supervisiona todos os mercados de países onde a INPROTUR atua, reforçou o discurso da importância do reconhecimento do trabalho das mulheres. De acordo com Natalia, há muitos estigmas no setor, o mais comum é as pessoas duvidarem que uma mulher alcançou um determinado patamar na carreira só por merecimento. “Acabam achando que foi por outra coisa. Por isso, é muito importante que tenhamos esse reconhecimento do nosso trabalho”.

 

Daniela Maia trouxe para a discussão a importância de ser criada em um ambiente sem a presença do machismo. Filha de Cesar Maia e irmã de Rodrigo Maia, ambos da política, ela lembrou a criação que recebeu em casa e como isso influenciou a sua vida e a forma de se posicionar no mundo.

 

“Cresci com dois homens que não eram machistas, meu pai e meu irmão gêmeo. Isso abriu os meus caminhos para trabalhar e para realizar. Quando perdi o meu marido, senti que perdi a minha proteção. Me vi sozinha e, neste momento, eu senti o que é o machismo. Quando entrei para a política, fui conquistando o meu espaço com o tempo. Não tenho ego, gosto de aprender e de compartilhar. Minha equipe é, em sua maioria, composta por mulheres e pessoas do grupo LGBTQIAPN+. Isso já me dá muito orgulho”.

 

Secretária da primeira Secretaria da Mulher, Heloisa Aguiar explanou: “Não é fácil. Na verdade, é um desafio enorme ocupar os espaços e ter que ouvir: ‘Ah, isso é decisão para os meninos’”. Ela também citou uma pesquisa que fala sobre o cansaço das mulheres por serem multitarefas. “Mas, agora, a gente não precisa mais carregar este fardo”.

 

Por fim, Heloísa falou sobre duas importantes iniciativas da Secretaria: as campanhas ‘Ouviu um não, respeite a decisão’, que combate o assédio contra mulheres, e ‘Ela Pode’, que luta pela inclusão da mulher em todos os espaços do esporte, principalmente as modalidades dominadas pelos homens.

Outras matérias relacionados
Giro ABAV: Malta
Ler mais
Giro ABAV: Cabo Frio
Ler mais
Giro ABAV: Joinville
Ler mais