Home Blog
Agricultura Sustentável e sua importância para o 2° ODS
Agricultura Sustentável e sua importância para o 2° ODS

A erradicação da pobreza e da fome são metas essenciais para construir um futuro mais justo e equilibrado. O segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, intitulado “Fome Zero e Agricultura Sustentável”, visa justamente garantir que todas as pessoas tenham acesso a alimentos de qualidade e promover práticas agrícolas sustentáveis.

Alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e adotar uma abordagem sustentável na agricultura são metas fundamentais para enfrentar esses desafios globais. Ao priorizarmos essas questões, estamos trabalhando para garantir um futuro mais promissor para o planeta e para todos os seus habitantes.

Tratando-se de Brasil, mais de 24% de nosso PIB vem do setor agropecuário.

Segundo o IPEA, o agronegócio exportou somente em março de 2023 US$15,97 bilhões e cobriu déficits de outros setores da economia. No entanto, ainda existem inúmeras melhorias que o setor pode aplicar, para que não haja prejuízo para gerações futuras.

O conceito de agricultura sustentável é amplo, e podemos afirmar que este envolve a adoção de práticas agrícolas que busquem equilibrar a produção de alimentos com a conservação dos recursos naturais. Para isso, há de se pensar em estratégias que visem a preservação do solo, diminuição do uso de agrotóxicos químicos e o uso eficiente da água, entre outros..

A implementação dessas práticas permite que a agricultura seja ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável, garantindo a produção de alimentos saudáveis e preservando os recursos naturais para as futuras gerações.

É fundamental que continuemos avançando nessa direção, unindo esforços e cobrando progressos, para construir um futuro próspero e sustentável para todos.

 

Fontes: IPEA, ONU, IBGE

Outras matérias relacionados
Giro ABAV: São Luís
Ler mais
ABAV em Pauta
Ler mais
GIRO ABAV: Uberlândia
Ler mais