Home Blog
Água Potável e Saneamento
Água Potável e Saneamento

Segundo dados da ONU, compartilhados no fim de 2022, 25% da população mundial não tem acesso à água, esse dado alarmante é um dos motivadores do 6º ODS, que visa a promoção do acesso de água potável e saneamento básico para todos.

E o Brasil tem um papel fundamental na conscientização do uso eficiente da água. Cerca de 12% das reservas de água doce do mundo estão em território nacional. E muito se engana quem pensa que água potável só é importante para a hidratação humana, água é saúde e desenvolvimento.

Já imaginou se no auge da pandemia, você não tivesse água para higienizar alimentos vindos de fora de sua casa, higienizar suas mãos, não ter banheiros seguros, um grande problema, não é mesmo?

Infelizmente essa é a realidade de mais de 35 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Trata Brasil. Aliado a esse dado alarmante, cerca de 50% do esgoto não tem tratamento. É urgente que saibamos a gravidade desta situação e cobrarmos por medidas efetivas.

Em 2020 tivemos um avanço com o Novo Marco Legal do Saneamento, mas os resultados a curto prazo ainda são insuficientes para apontarmos uma melhora ascendente em nossa posição. Estima-se que com a cobertura total de saneamento básico para a população, o país possa gerar 1,4 trilhões de reais em benefícios socioeconômicos (dados da consultoria Ex Ante em parceria com o Instituto Trata Brasil).

Água potável e saneamento básico é avanço! É um direito de todos! Hora de cobrarmos por isso.

Fontes: ONU, Instituto Trata Brasil

Outras matérias relacionados
Giro ABAV: Malta
Ler mais
Giro ABAV: Cabo Frio
Ler mais
Giro ABAV: Joinville
Ler mais