Home Blog
Educação de qualidade
Educação de qualidade

O 4º ODS visa promover ações que garantam educação de qualidade e inclusiva para todos, uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento sustentável. Com sua ajuda é possível erradicar a pobreza, transformar vidas e reduzir as desigualdades.

Mais de 58 milhões de crianças no mundo não vão à escola, e muitas das que frequentam não possuem habilidades básicas em leitura, escrita e cálculo.

No Brasil, a educação é avaliada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, realizado a cada três anos.

O último estudo foi divulgado em 2018, e revela que a educação brasileira está estagnada desde 2009, com 68,1% dos estudantes brasileiros de 15 anos sem habilidades básicas em matemática. Já em ciências, o número é de 55%, e em leitura, 50%.

Investigar forma o pensamento analítico, tematizar gera inclusão de diversos pontos de vista e problematizar traz soluções. Nestes três pilares, a alfabetização do método Paulo Freire proporcionou rapidez e facilidade para milhares de pessoas saírem do analfabetismo. Colocou o Brasil como modelo de inclusão à educação em todo o mundo.

Um povo sem educação é facilmente manipulável, não lembra sua história e a do mundo, não reconhece nem erros e nem vitórias, não tem pensamento crítico para diferenciar informações que provenham de fatos e não de ideias. Viver sem educação é estar à margem de oportunidades de conhecimento em inúmeras áreas que engrandecem o ser humano e a humanidade. Foi sempre através da educação e suas conquistas que avançamos em tecnologia, nas ciências, nas artes, no conhecimento matemático, em tudo. Não educar e não ser educado não pode ser uma opção.

Fontes: União da Nações Unidas, ONU, PISA

Outras matérias relacionados
Giro ABAV: São Luís
Ler mais
ABAV em Pauta
Ler mais
GIRO ABAV: Uberlândia
Ler mais