Home Blog
Giro ABAV: Manaus
Giro ABAV: Manaus

Manaus é a capital do Amazonas, sendo fundada em 1669, a partir da Fortaleza do Rio Negro. O nome Manaus tem origem em “Manaos” que significa Mãe dos Deuses na língua dos povos originários da Amazônia. A cidade conta com uma arquitetura única, cultura rica e uma culinária de dar água na boca.

 

Durante o ciclo da borracha, a capital amazonense ficou conhecida como a “Paris dos Trópicos”, e acabou atraindo diversos investimentos estrangeiros e também imigrantes. Os resultados da vinda de estrangeiros permanecem até hoje na arquitetura imponente de Manaus. Destacando-se:

 

Teatro Amazonas: foi inaugurado em 1896, construído em estilo renascentista, com projeto escolhido pelo Instituto Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa.

 

Palácio Rio Negro: construído em 1903 para ser a residência do alemão Karl Waldemar Scholz, conhecido como Barão da Borracha. Atualmente é a sede do Governo do Estado e residência oficial do Governador do Amazonas.

 

Jardim Botânico Adolpho Ducke: considerado o maior fragmento de floresta preservada dentro de área urbana do Brasil. Possui 5 km², e fica localizado na Zona Norte de Manaus

 

(Teatro Amazonas- Reprodução: Amazonastur/Clóvis Miranda)

 

A cultura de Manaus é uma mistura única, refletindo a influência das populações dos povos originários da Amazônia e dos migrantes que lá se estabeleceram. Esse caldeirão cultural se revela nas danças, festas tradicionais, artesanato, comida e em muitas outras formas de expressão. Manaus é palco todos os anos de uma série de festividades que celebram o folclore local e também a religiosidade de sua população. 

 

Destacam-se o Festival Folclórico do Amazonas, que é tradição desde os anos 1950, além de festivais de música e o famoso Carnaval. Esses eventos não só enriquecem a cultura local, mas também proporcionam momentos de alegria e celebração para moradores e visitantes.

 

Sua culinária conta com influências dos povos originários da Amazônia, ribeirinhos e de imigrantes, os pratos locais refletem a diversidade e riqueza cultural da região. Frutos da terra e do rio, como o tucupi, o peixe tambaqui e o açaí, são ingredientes essenciais em muitos pratos tradicionais, como o tacacá e o pato no tucupi. 

 

(Tacacá – Reprodução: Canva)

 

O turismo também é um ponto forte da cidade, Manaus atrai anualmente milhares de turistas interessados em presenciar o encontro das águas do Rio Negro com o Rio Solimões, além disso, apesar de não estar localizada em uma zona litorânea, Manaus conta com diversas praias de água doce, as mais conhecidas são: Praia da Ponta Negra, a Praia do Tupé, a Praia da Lua, a Praia do Japonês e a Praia Ponta das Lajes.

 

Manaus é uma cidade viva, que recebe seus visitantes de braços abertos, uma experiência única que vale a pena.

Outras matérias relacionados
Giro ABAV: Malta
Ler mais
Giro ABAV: Cabo Frio
Ler mais
Giro ABAV: Joinville
Ler mais