Home Blog
Giro ABAV: São Luís
Giro ABAV: São Luís

São Luís, a capital do estado do Maranhão, no nordeste do Brasil, é uma cidade encantadora repleta de história, cultura e curiosidades que a tornam única. Muitos não sabem, mas São Luís é uma entre 3 capitais de estados brasileiros que ficam em uma ilha, a Ilha São Luís, antigamente denominada como Upaon-Açu. A cidade é um verdadeiro tesouro cultural que mistura influências indígenas, africanas e europeias.

 

Uma das características mais marcantes de São Luís é sua arquitetura colonial, especialmente no centro histórico, que foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1997. As ruas de paralelepípedos, os casarões coloridos e os azulejos portugueses são testemunhos vivos da história da cidade.

 

(Foto: Divulgação Secretaria Municipal de Turismo de São Luís)

 

Além da arquitetura, São Luís é famosa por seu folclore rico e diversificado. A cidade conta com um dos mais tradicionais São João do Brasil,  que entre suas danças tem como destaque o Bumba Meu Boi, uma celebração colorida que envolve música, dança e teatro, contando a história do boi que morre e ressuscita. As apresentações são verdadeiras obras de arte que encantam moradores e turistas.

 

E não podemos deixar de mencionar a culinária da capital maranhense, que é muito particular. Alguns dos pratos típicos de São Luís são: o cuxá, purê de macaxeira (mandioca/aipim), peixe escabeche, peixada maranhense, caranguejo “toc toc” ao leite de coco, torta de caranguejo ou camarão seco.  

 

Outra parte essencial da cultura é a popularidade do reggae, ritmo que se popularizou na década de 80, e que hoje conta com diversas casas especializadas no gênero.

 

Além disso, São Luís é conhecida por seus azulejos históricos, que estão presentes em muitos prédios antigos da cidade, e que contam histórias e lendas locais.

 

São Luís é, sem dúvida, uma cidade cheia de encantos e curiosidades que cativam todos aqueles que têm a sorte de conhecê-la. Suas paisagens, sua cultura vibrante e seu povo acolhedor fazem dela um destino imperdível para quem busca experiências autênticas e memoráveis.

Outras matérias relacionados
Giro ABAV: Malta
Ler mais
Giro ABAV: Cabo Frio
Ler mais
Giro ABAV: Joinville
Ler mais