Home Blog
Igualdade de gênero
Igualdade de gênero

O 5º ODS visa promover e trazer ao debate público um direito humano fundamental, considerado um dos pilares de uma sociedade livre, a igualdade entre os gêneros. O termo igualdade de gênero é alvo de diversas discussões, mas basicamente traz consigo a ideia de que homens e mulheres devem possuir os mesmos direitos e deveres em uma sociedade. Mas como sabemos, a realidade global é outra.

No último relatório do Fórum Econômico Mundial que calcula anualmente a desigualdade de gênero pelo mundo, o Brasil ocupa a 94ª posição entre 146 nações, apesar de avanços o ritmo brasileiro está extremamente lento. Para efeito de comparação, a Islândia é o país mais próximo de conseguir a igualdade, e pontuou 0,908, já o Brasil pontuou apenas 0,696.

É comum vermos mulheres com um salário menor ocupando o mesmo cargo que um homem, mulheres sendo vítimas de sistemas judiciários que trazem em sua constituição leis que nos levam ao século passado, mulheres tendo mais dificuldades para encontrar um emprego pelo simples fato de poderem ser mães.

Apesar das inúmeras discussões, a igualdade de gênero nada mais é que: incluir, diversificar e igualar funções e cargos em todos os níveis. Afinal de contas, se as mulheres representam mais de 50% da população global é um dever da sociedade criar espaços para que essa representação seja atendida da melhor forma.

O tempo corre, e não existe a possibilidade de esperarmos mais para tomarmos uma atitude. Vamos juntos!

Fontes: ONU, Fórum Econômico Mundial

Outras matérias relacionados
Giro ABAV: São Luís
Ler mais
ABAV em Pauta
Ler mais
GIRO ABAV: Uberlândia
Ler mais