Home Blog
Paz, Justiça e Instituições eficazes
Paz, Justiça e Instituições eficazes

Quando tratamos do termo paz, sempre temos em nossa cabeça um estado de calmaria, um período sem turbulências. Mas será que realmente em algum momento de nossa história alcançamos um período de paz?

 

Desde o surgimento de uma sociedade moderna, na Mesopotâmia, que contava com um exército organizado, a sociedade humana sempre teve através da força a sua principal ferramenta para conquistar seus objetivos.

 

Pensando em todo esse histórico, o 16º ODS foi desenvolvido com o intuito de “Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.” Por isso, foram desenvolvidos alguns caminhos do que enfrentar:

 

Redução da violência e taxas de homicídio: Busca-se reduzir substancialmente todas as formas de violência e taxas de mortalidade relacionadas, incluindo conflitos armados, violência contra crianças, exploração sexual e tráfico de seres humanos.

 

Promoção do Estado de Direito: Fortalecer as instituições responsáveis pela promoção da justiça, igualdade de acesso à justiça para todos, e construir instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.

 

Combate à corrupção e ao crime organizado: Reduzir substancialmente a corrupção e o suborno em todas as suas formas, além de desenvolver medidas eficazes para combater o crime organizado e o tráfico de drogas.

 

Participação e inclusão: Garantir o acesso igualitário à justiça para todos, bem como promover instituições inclusivas em todos os níveis, que respondam às necessidades de todas as pessoas, independentemente de sua idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião ou status econômico.

 

Proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais: Promover e fazer cumprir a não discriminação e a igualdade de oportunidades para todos, respeitando os direitos humanos e garantindo a liberdade de expressão, associação e acesso à informação.

 

Para alcançarmos todas as metas do 16º ODS, é essencial o compromisso de todos os setores da sociedade, incluindo governos, organizações não governamentais, setor privado e comunidades locais. 

 

São necessários investimentos em educação, um desenvolvimento econômico inclusivo, fortalecimento de instituições e promoção da justiça. Todos eles são componentes essenciais para a construção de uma sociedade mais pacífica, justa e sustentável. O caminho é longo, mas ainda há tempo de nos recuperarmos. Vamos juntos? 

Outras matérias relacionados
Giro ABAV: São Luís
Ler mais
ABAV em Pauta
Ler mais
GIRO ABAV: Uberlândia
Ler mais