Home Blog
Posicionamento ABAV Nacional – 27/03/2025
Posicionamento ABAV Nacional – 27/03/2025

A Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional acompanha com atenção a situação da operadora ViagensPromo, que tem impactado o trabalho de centenas de agências de viagens em todo o País, bem como a experiência de milhares de consumidores e fornecedores do setor turístico. Desde o início, a ABAV Nacional tem atuado de forma diligente e coordenada para defender os interesses das agências de viagens e proteger os direitos dos consumidores.

 

A entidade promoveu webinar com especialistas jurídicos, a fim de esclarecer dúvidas e orientar as agências sobre as medidas cabíveis. Além disso, a ABAV Nacional contratou o escritório que presta serviços jurídicos à entidade para oferecer suporte jurídico gratuito às agências associadas afetadas. Esse atendimento inclui orientações sobre notificações extrajudiciais, processos administrativos e ações judiciais voltadas ao ressarcimento dos prejuízos. Os custos estão sendo integralmente arcados pela ABAV Nacional, sem repasse às agências atendidas.

 

A Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional também está conduzindo uma pesquisa para mapear a extensão dos impactos entre as agências de viagens, e junto à ABAV-SP, atua de forma articulada com outras entidades do setor, como a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), no desenvolvimento de soluções colaborativas — entre elas, a oferta de tarifas NET, com o objetivo de minimizar os prejuízos às agências e aos passageiros. E também solicitou um posicionamento claro e imediato da ViagensPromo, com prestação pública de contas e responsabilização de seus gestores pelos danos causados.

 

Diversos fornecedores da cadeia turística — como Luck Receptivo, Coris, Tz Seguros, entre outros — têm se mobilizado de forma espontânea para honrar serviços contratados por meio da ViagensPromo, mesmo sem terem recebido os repasses previstos. A Clube Turismo, franqueadora de agências de viagens, criou uma força tarefa para garantir as viagens de todos os clientes que deveriam ser atendidos pela ViagensPromo. Nos casos em que os serviços não possam ser reemitidos, a rede garante o reembolso integral dos serviços contratados. A ABAV Nacional reconhece e valoriza essas iniciativas, que demonstram responsabilidade e solidariedade com o ecossistema do turismo.

 

É fundamental esclarecer que as agências de viagens atuam como consultoria para buscar os melhores fornecedores e preços aos clientes. As operadoras de viagens, por sua vez, adquirem grandes volumes de serviços e montam os pacotes turísticos. Assim como os consumidores, os fornecedores, hotéis, companhias aéreas e as agências também foram surpreendidos e são vítimas da quebra de confiança provocada pela conduta da ViagensPromo.

 

Ainda assim, muitas agências vêm se mobilizando e arcando com custos para honrar os compromissos assumidos com seus clientes, mesmo diante de prejuízos significativos, demonstrando o valor e a responsabilidade dos agentes de viagens no ecossistema do turismo.

 

A ABAV Nacional reforça que, como entidade representativa de classe, não possui atribuições de fiscalização, regulação ou auditoria sobre operadoras de turismo ou demais fornecedores do setor. Seu papel é atuar na defesa institucional das agências, oferecendo suporte jurídico e político, promovendo capacitação e incentivando boas práticas de mercado.

 

A ABAV Nacional reitera seu compromisso com a transparência, a ética e a valorização das agências de viagens. A associação seguirá acompanhando de perto o caso, mobilizada para dar todo o apoio necessário, e exigindo respostas e medidas que garantam a reparação dos danos e a preservação da confiança no setor.

Outras matérias relacionados
#GiroABAV: Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia e portal para aventuras inesquecíveis
Ler mais
#GiroABAV: Austrália, um destino premium para seus clientes
Ler mais
#GiroABAV: Nova Zelândia
Ler mais